A Chefs for Change International promove chefs e cozinheiros que procuram descobrir e promover a cozinha de base predominantemente vegetal. O projecto foi lançado em Março de 2019 na Polónia.
Quando inaugurámos o projecto Chefs for Change em Março de 2019 na Polónia, uma série de jantares de beneficência, com menu de base vegetal, juntaram os melhores chefs polacos que apoiam a ideia de uma cozinha mais responsável e promotora do veganismo.
Organizamos 4 jantares que reuniram no total mais de 500 convidados ao longo do país. O menu foi completamente vegetal e, graças aos parceiros envolvidos no projecto, tudo o que angariamos através dos bilhetes vendidos seguiu para apoio da organização de protecção animal Anima International.
Dado o enorme sucesso do projecto na Polónia, decidimos começar a desenvolver a sua componente internacional. Queremos construir uma comunidade de apoio composta por chefs e cozinheiros capazes de inspirar, educar, e encorajar os restaurantes e demais estabelecimentos de restauração de todo o mundo a criarem uma oferta de refeições de base vegetal.
De onde nos surgiu esta ideia?
Depois de falar com muitos chefs e cozinheiros, constatámos que todos temos o mesmo objectivo. Cientistas de todo o mundo estão finalmente a chegar a um consenso no facto de que as dietas de base vegetal são mais saudáveis e amigas do ambiente que aquelas baseadas maioritariamente em produtos animais. No último relatório IPCC, a ONU lança o pedido urgente a todos para que se mude para uma dieta mais verde, e foi demonstrado que o consumo excessivo de produtos animais contribui para um aumento no risco de desenvolver cancro, doenças cardíacas e obesidade.
Muitos de nós já têm ou planeiam ter filhos – vale a pena cuidar melhor do futuro deles que será directamente afectado pelo que servimos nos seus pratos. Neste momento, mais de 25% das emissões de gases de efeito de estufa são causados pelo sistema alimentar, 80% (!) dos quais estão relacionados com a indústria animal – e estes números continuam a crescer.
Acreditamos que os chefs, cozinheiros e todos os que trabalham na restauração podem promover a mudança para uma maior sustentabilidade na nossa alimentação. De acordo com os cientistas, uma dieta planetária baseada fundamentalmente em plantas pode salvar pelo menos 11 milhões de pessoas que morrem anualmente por causas relacionadas com maus hábitos alimentares, ao mesmo tempo que previne a catástrofe climática que nos ameaça já neste momento. A Chefs for Change visa construir uma comunidade forte de chefs e cozinheiros que introduzem opções vegetais nos seus menus, alargando o seu conhecimento de cozinha vegana, e que queiram apoiar o desenvolvimento de um novo sistema alimentar que beneficie o ambiente, a nossa saúde colectiva e, por motivos óbvios, o bem-estar dos animais de pecuária. Além disto, existe um enorme potencial comercial de pratos de base vegetal, os quais nunca foram tão populares quanto hoje – é mais uma vantagem de oferecer essas opções no menu.
Ainda assim, as razões pelas quais os novos embaixadores se juntem ao projecto são secundárias – todos os profissionais que mostrem interesse em dar uma hipótese às plantas são bem-vindos na equipa Chefs for Change.