Cada pequeno passo conta

“Nunca duvide que um pequeno grupo de cidadãos dedicados e conscientes pode mudar o mundo; de facto, é a única coisa que o tem feito mudar.” – Magaret Mead

 

 

Não interessa se trabalha num restaurante de requinte, numa estância de férias ou num pequeno restaurante local – se já introduziu ou quer introduzir refeições de base vegetal no seu menu, se este tema o apaixona ou quer desenvolver a sua carreira na direcção de uma cozinha predominantemente vegetal, pode tornar-se um embaixador da #ChefsForChange.

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Porque a #ChefsForChange vale a pena?

Desde críticos Michelin a jornalistas no diário de economia, quase todos os maiores criadores de tendências já identificaram a cozinha de base vegetal como a tendência do momento – desfazendo mitos antigos e alterando a forma como olhamos a comida e nutrição. Além disso, o ainda generalizado (e crescente!) consumo excessivo de produtos animais tem levado a um aumento do risco de cancro, doenças cardíacas e obesidade para milhões de pessoas em todo o mundo.

Adicionalmente, a criação animal intensiva tem acelerado as alterações climáticas, ao mesmo tempo que as explorações pecuárias industriais se tornaram no ambiente ideal para rápida propagação de vírus e bactérias perigosos. Numa questão tão grave quanto esta, a solução perfeita para combater estes problemas está mesmo ao nosso alcance. A Organização Mundial de Saúde pede-nos que adoptemos uma dieta mais baseada em vegetais. Na Chefs for Change, ouvimos claramente este pedido – esta é a razão por que acreditamos que a mudança de que precisamos deve começar nos nossos próprios pratos.

A #ChefsForChangeInternational, coordenada por uma campanha de base vegetal polaca chamada RoślinnieJemy, tem um objectivo ambicioso mas que podemos seguramente considerar realista: colocar pratos de base vegetal disponíveis em cada restaurante, café e cantina no mundo.

Todos são bem-vindos enquanto nossos embaixadores – sejam os que têm um restaurante ou café com um menu 100% vegetal, seja quem decide introduzir opções veganas em estabelecimentos não-veganos.

Adicionalmente, se desenvolver produtos inovadores de base vegetal que contribuam para a mudança de que falamos, também é muito bem-vindo!